469-Liderança e Gestão de Conflitos
Block title
Liderança e Gestão de Conflitos
Concluído(a)
Formadores
Datas de Realização
6 e 7 outubro ´23
Observações
“Para comunicarmos efetivamente devemos compreender que somos todos diferentes na maneira como vemos o mundo e usar esse entendimento como guia para a nossa comunicação com os outros.”
Anthony Robbins
As organizações não funcionam sozinhas, pois dependem das pessoas. E estas constituem as unidades básicas das organizações. No entanto, a variabilidade humana é enorme e cada pessoa é um fenómeno multidimensional. Assim sendo, assistimos a organizações constituídas por indivíduos com uma diversidade cada vez maior, o que poderá ser propício ao aparecimento de conflito. Desenvolver competências de liderança é fundamental para aumentar a competitividade e o bom desempenho de qualquer organização, bem como para garantir a satisfação e o bem-estar do líder e das suas equipas.
A Saúde é uma área em que, devido às dinâmicas que se desenvolvem, se torna suscetível ao surgimento de conflitos entre os diversos atores intervenientes. É fundamental uma comunicação eficaz e uma gestão de conflitos eficiente, nomeadamente dentro das equipas, com os colaboradores externos, bem como entre os profissionais de saúde e os seu clientes/pacientes.
Objetivos
Dotar os médicos dentistas de skills e competências que permitam liderar equipas, reconhecendo as suas especificidades e identificando aspetos para o seu sucesso, com realce nas vantagens e dinâmicas subjacentes. Nesta perspetiva, o médico dentista irá ser capaz de reconhecer, também, a importância da comunicação interpessoal na relação profissional com o seu cliente/paciente.
Plano de Estudos
1º Dia
Identificar as caraterísticas e o seu estilo de liderança;
Avaliar e eleger o estilo de liderança a utilizar;
Incrementar competências práticas de liderança;
Desenvolver competências de comunicação mais eficaz;
Promover e manter a motivação da equipa.
2º Dia
Definir e identificar os diferentes tipos e níveis de conflito;
Entender o Processo de Conflito e as suas diferentes fases;
Identificar as causas e os sintomas do conflito;
Reforçar conhecimentos e competências na comunicação;
Identificar os estilos ou estratégias pessoais para gerir o conflito;
Analisar a “relação difícil” com o cliente/paciente e identificar estratégias úteis para
lidar com a mesma;
Desenvolver as atitudes e os comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos.