Odontopediatria
Block title
Porque as diferentes faixas etárias necessitam de tratamentos e abordagem específicos, o acompanhamento das crianças por Odontopediatras é de extrema importância e torna-se fulcral desde cedo, para que, em adulto possam atingir uma harmonia estética e funcional, preservando-a durante toda a vida.
As nossas Odontopediatras superam comportamentos difíceis e problemas de ansiedade, estabelecem relações de confiança com as crianças e mostram-lhes que uma consulta de Medicina Dentária pode ser divertida!
Os dentes temporários ou de leite começam a erupcionar aos 6 meses de idade e terminam a sua erupção entre os 30 e os 36 meses. A manutenção destes dentes é de extrema importância para a preservação do espaço que será ocupado pelos dentes definitivos. Todas as cáries, traumatismos e lesões destes dentes têm de ser tratadas para evitar complicações nos dentes definitivos.
Deverá ter especial atenção ao nascimento do 1º molar do seu filho. É o dente que a população mais perde porque os pais não se apercebem da sua erupção dado que não cai um dente de leite para ser substituído. Este dente erupciona atrás dos dentes decíduos já existentes.
A 1ª visita ao Odontopediatra deve ser entre os 12 e os 18 meses para que se possa detectar qualquer anomalia e aconselhar sobre a higiene oral. Aos 3 anos o seu filho já terá todos os dentes na boca.
As cáries são uma doença que tem como 1ª causa o control inadequado de placa dentária, uma camada incolor e aderente que se forma continuamente sobre os dentes se não os escovamos adequadamente.
Até aos 3 ou 4 anos, as crianças devem escovar os dentes com a ajuda dos pais. Uma higiene adequada e uma dieta equilibrada ajudam a evitar a cárie.
As cáries nos dentes temporários devem ser tratadas, este tratamento não é traumático para a sua criança e, quanto mais cedo tratar a cárie mais fácil e rápido é o procedimento de restauração.
A substituição de dentes inicia-se entre os 5 anos e meio e os 6 anos e ocorre em 2 etapas:
Primeira dos 6 a 8 anos, na qual erupcionam os 1º molares definitivos sem sair nenhum decíduo e depois os incisivos.
Na segunda etapa, dos 10 aos 12 anos, substituem os molares temporários por pré-molares e substituem os caninos.
É muito importante, nestas etapas, manter uma boa higiene oral e ir à consulta de odontopediatria para revisão e control.
- Instruções e motivação à higiene oral
- Diagnóstico e plano de tratamento
- Tratamento curativo
- Tratamento preventivo
- Ortodontia interceptiva
- Consultas de acompanhamento
PRIMEIRA CONSULTA
Aos responsáveis pela criança é explicado:
Estruturação da consulta odontopediátrica de acordo com a faixa etária;
Importância de uma alimentação equilibrada e sua relação com a saúde oral;
Técnicas e instruções de higiene oral.
À criança é realizado:
Ambientação ao consultório odontopediátrico;
Motivação e instruções de higiene oral;
Destartarização e polimento dentário;
Diagnóstico clínico e radiográfico;
Plano de tratamento preventivo, curativo e intercetivo.
TRATAMENTO PREVENTIVO
A aplicação de selantes sobre os sulcos e fissuras dos dentes temporários e definitivos protege os dentes do contacto com as bactérias e evita a retenção de restos alimentares, tornando a sua superfície mais fácil de higienizar, tendo um papel fundamental na prevenção das cáries dentárias.
O flúor aplicado pelos Odontopediatras produz uma remineralização e cristalizaçãoo do esmalte dentário, aumentando a resistência dos dentes à cárie, e também diminui a aderência das bactérias melhorando a saúde dos dentes e gengivas. É aconselhável ser realizado de 6 em 6 meses.
Os selantes de fissuras reduzem a incidência de cáries em mais de 60%.
Este procedimento consiste na colocação de uma resina na superfície mastigatória dos dentes posteriores, tornando-a mais lisa. Com este selamento impede-se a entrada de bactérias que originam a cárie.
TRATAMENTO CURATIVO
Após o aparecimento da doença na cavidade oral, realizamos os procedimentos necessários à sua eliminação e à restituição da estética e função.
ORTODONTIA INTERCETIVA
O acompanhamento regular da criança torna possível a identificação precoce de determinados hábitos nocivos e a prevenção e correção do mau-posicionamento dentário e más-oclusões. Se indicado, colocamos aparelhos ortodônticos, fixos ou removíveis que, quando aplicados precocemente harmonizam o crescimento, reduzindo as intervenções futuras e simplificando o tratamento.
CONSULTA DE ACOMPANHAMENTO
É importante uma visita regular ao Odontopediatra, com vista à prevenção e identificação precoce de quaisquer ocorrências de cárie, hábitos nocivos, mal-posicionamento dentário e também construção de uma boa relação entre a criança e o seu Odontopediatra.
CONTROLO DE COMPORTAMENTO
Com o objetivo de estabelecer uma boa comunicação com a criança, conquistando a sua confiança e aceitação dos tratamentos dentários, diferentes técnicas de controlo de comportamento são utilizadas, superando comportamentos difíceis e problemas de ansiedade.