MI Mínima Intervenção

Block title

MI​​ Mínima Intervenção

Micro-Cirurgias

A abordagem microcirúrgica pode ser utilizada em todas as áreas da cirurgia oral, desde a cirurgia subtrativa à minuciosa regenerativa periodontal, e consiste na utilização de técnicas de incisão e sutura específicas, com ampliação a partir de 3,5X, instrumental e materiais adequados, e um campo cirúrgico bem iluminado, o que permite uma a aplicação mais rigorosa e precisa das diversas técnicas, menor trauma cirúrgico e melhor adaptação dos tecidos para obtenção de cicatrização primária, com consequente melhoria clínica na qualidade dos tecidos intervencionados.

Medicina multidisciplinar de mínima intervenção

Mais do que uma técnica, uma filosofia de trabalho

Tem como objectivo preservar os tecidos e tratar as lesões antes que estas evoluam, diminuindo a agressão das mesmas para os pacientes.

Consiste em fazer um diagnóstico precoce das lesões, determinar o risco de cada paciente e quais os factores alterados nesse paciente para determinar um tratamento mais adequado e mais baseado na manutenção.

Proatividade e Motivação

É fundamental que entendamos e aceitemos os hábitos de vida do paciente que determine as causas da situação atual.

Para conseguir determinar a motivação do paciente, é de suma importância que o profissional creia e confie que o paciente conseguirá levar a cabo o tratamento e manutenção.

A chave do êxito é que o paciente se co-responsabilize da sua saúde oral.

Personalização do tratamento como garantia de êxito

Quais são os hábitos de higiene oral do paciente?

Qual o estilo de vida e de alimentação?

Qual a idade do paciente?

É uma criança, um adolescente ou uma adulto?

Quanto mais tempo dedicamos a obter informações do paciente mais acertado será o tratamento e maios a probabilidade de êxito ao longo dos anos!

CAMBRA - Caries Management By Risk Assessment

Medicina Dentária baseada na evidência clínica analisando os factores de risco individual do paciente. É uma mudança de conceito determinante que nos permite aplicar os novos avanços tecnológicos e o resultado das investigações e conhecimentos atuais para conseguir resultados só agora alcançáveis.

Muitas vezes os pacientes estão frustrados porque, apesar da sua dedicação, tempo, esforço e dinheiro não conseguem resultados a largo prazo.

O protocolo CAMBRA incorpora conceitos de mínima intervenção, previne as cáries e promove a remineralização das lesões mais precoces. Tendo em conta os factores de risco e de proteção por forma a equilibra-los.